Você já chegou a esgotar as consultas disponíveis e precisou depois? Pois agora essa preocupação se encerrou. Continue lendo nosso artigo para saber mais.

 

Muitas pessoas já tiveram que restringir e racionar as consultas que fariam no ano, devido a quantidade oferecida pelo plano ser limitada. Há casos em que essa quantidade até mesmo se encerra. 

Em decorrência das complicações sanitárias pela pandemia do Covid-19 e a necessidade de cuidado com a saúde, as consultas e oportunidades de tratamento devem ser ampliadas.

No final do mês de julho a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipulou que os planos de saúde deveriam ser obrigados a oferecer consultas ilimitadas para algumas especialidades medicinais. A medida entrou em vigor neste mês, no dia 1 de agosto de 2022.

Agora os beneficiários de um plano de saúde poderão ter consultas de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia ilimitadas. Para isso, basta que o paciente tenha recomendação médica.

Antes

Anteriormente, os planos ofereciam consultas limitadas a estas 4 categorias profissionais, sendo:

  • Fisioterapia: duas sessões por ano para cada doença apresentada pelo paciente.
  • Fonoaudiologia: 24 sessões por ano para pacientes que apresentarem uma das 11 condições listadas pela ANS, como dislexia, apneia de sono e outras.
  • Psicologia: de 12 a 40 sessões por ano para pacientes com condições ou tratamentos listados pela ANS.
  • Terapia Ocupacional: duas sessões por ano para condições específicas.

 

Além do número de sessões, as diretrizes da ANS também regravam quais seriam as doenças que cada plano seria obrigado a cobrir para estas terapias. Agora  este limite é abrangente, e independe do CID [Código Internacional de Doenças.

 

Isso terá custo?

Os planos de saúde realizam reajustes anuais, na data de aniversário da assinatura dos contratos. 

Com a nova mudança, pode ser gerado aumento ao valor do plano, devido a disponibilidade e quantidade ilimitada de consultas disponíveis a estas opções. Segundo advogados da Poder360, o contrato será precificado no próximo reajuste.

Mas fique tranquilo(a). A ANS regula os contratos individuais e familiares, determinando o percentual de aumento ou diminuição dos preços, mas os planos coletivos são negociados diretamente com as empresas. 

Onde reclamar

Se você tiver problemas para realizar suas consultas ou a operadora do seu plano se recusar a oferecer consultas em fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas de forma ilimitada, fique tranquilo(a).

Basta realizar uma reclamação com a ouvidoria da empresa, com a própria ANS e, em última instância, acionar a Justiça.

Compartilhe