Ter um plano de saúde de qualidade se tornou prioridade na vida de todos nós, principalmente pelo período que vivemos. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o gasto dos planos de saúde com contas hospitalares e exames indevidos, fraudes e desperdícios somou quase R$ 28 bilhões, ou seja, 19,1% de toda despesa assistencial no período. Estes gastos geram queda na qualidade dos serviços prestados pelos planos de saúde, assim como seus preços, que tendem a aumentar nos períodos de reajuste.
A fim de evitar estes aumentos no reajuste, obtendo serviços de alta qualidade, vou dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo o seu plano de saúde.
Cuidado Com A Carência do Plano
A carência é o período compreendido entre a assinatura do contrato e o início do uso dos serviços. É de suma importância ler o contrato e ficar atualizado quanto às carências, para evitar eventual surpresa quanto aos gastos. Os períodos de carência em média são:
- 24 horas: urgência e emergência;
- 180 dias: internações, cirurgias e procedimentos complexos;
- 24 meses: doenças ou lesões preexistentes (aquelas que o segurado sabia que possuía quando fez a contratação do serviço);
- 300 dias: partos
Aproveite a Rede Credenciada
Ao utilizar o plano, consulte a rede credenciada que atende seu plano. Verifique o conjunto de hospitais, clínicas e laboratórios que cobrem seu plano e suas localizações. Fique atento: optar pelo reembolso é também uma prática que pode encarecer o plano de saúde no futuro próximo.
Guarde Seus Exames e Atente-se Aos Agendamentos
Exames de rotina como o de sangue não precisa ser repetido, por ter uma prazo de validade maior. O hábito de guardar o histórico também pode auxiliar e muitos tanto os médicos que solicitam como você e o plano. Sempre que possível, avise com antecedência sobre o cancelamento de consultas, para auxiliar outros pacientes que estão aguardando.
Confira a Guia Médica Antes de Assinar
Antes de assinar o documento, verifique se o serviço descrito é realmente o que foi utilizado por você. Esta descrição na guia é a que originará o repasse ao médico, portanto é importante estar alinhado com exatidão.
Aproveite o Retorno Gratuito
A legislação prevê o direito ao retorno médico gratuito ao cliente para apresentar exames e confirmar diagnósticos. Aproveite este recurso para apresentar seus exames, esclarecer algumas dúvidas que possam existir e peça também por diagnósticos mais completos.
Evite Consultas de Mesma Especialidade
Muitas pessoas têm o hábito de consultar vários médicos da mesma especialidade para verificar diagnósticos simples. Priorize a consulta do Clínico Geral para receber um direcionamento prévio e assim não tornar o custo mais pesado. Por outro lado, nos casos de diagnósticos mais complexos, procure sim uma segunda opinião clínica.
Apenas em Casos de Urgência e Emergência Procure o Pronto-Socorro
Muitas pessoas não sabem, mas este tipo de consulta tem valor dobrado. Por isso, evite passar no Pronto-Socorro por assuntos de rotina. Priorize este tipo de consulta em sua rede credenciada com horário previamente marcado. Esta opção é mais segura e muito mais econômica para você.
Para mais conteúdos como este e soluções em Seguros, visite a https://b2ac.com.br/.
Leia também sobre como conciliar maternidade e vida profissional durante a pandemia clicando aqui!