“Conhece-te a ti mesmo”. A máxima atribuída a Sócrates reflete não só a busca pelo autoconhecimento, que eu acredito ser fundamental para nosso desenvolvimento, como também a busca pela verdade e pelo entendimento do mundo quanto a suas questões. Lembro a vocês que não apenas Sócrates, mas muitos outros filósofos passaram suas vidas a desvendar os mistérios do seu eu, em uma busca incessante que acreditavam que traria respostas para tantas outras perguntas que viriam em decorrência desta.

Da filosofia para a poesia (e neste momento, se pensarmos bem, o poeta tem muito de filósofo), muitas vezes por não encontrar a resposta racional, os poetas floreiam alternativas para encontrar o autoconhecimento ou às vezes apenas aprofundam suas dúvidas em outros questionamentos: haja visto a célebre e inesquecível pergunta de Hamlet, no romance homônimo de William Shakespeare – “Ser ou não ser, eis a questão.”

Agora, sem abandonar a questão no ponto de vista intimista do ser humano e trazendo para a realidade do mundo em que vivemos, estamos sempre ligados no 220v, com mil e uma atividades, eu pergunto: qual a importância do autoconhecimento?

Aprendi que na área dos negócios é fundamental que tenhamos um autoconhecimento mais profundo possível, por diversas razões: identificar nossas forças e fraquezas, desenhar com maior assertividade nossos objetivos e pontuar o que pode vir a dar certo. Em todos os momentos é sim muito importante conhecer nosso verdadeiro eu interior. Ora, se todos nós somos seres em constante evolução, o eu de hoje não pode ser o mesmo eu que fui ontem. Uma vez que cada experiência vivida me modificou e tornou-me alguém melhor, acredito eu. Vivendo uma nova fase, com um filho recém-chegado, cada dia é uma nova descoberta, tanto para meu pequeno quanto para mim também.

Por que digo isso? Cada evolução pessoal é sim fator a ser aplicado nos negócios. Imagine-se agora em uma situação de um novo empreendimento. Você tem o dever de saber quais suas aptidões, em que você já está preparado, assim como precisa saber onde precisa melhorar, ao pensar nas suas fraquezas. Muitas vezes, precisará de ajuda e em tantas outras, vai descobrir sozinho seu caminho, crescendo, melhorando, EVOLUINDO.

A minha dica foca neste conceito: busque sempre o conhecimento e, acima de tudo, sobre você próprio. Faça sempre com amor e coração aberto. Com empenho e dedicação, tudo vai entrar nos trilhos e dará certo.

 

Para mais conteúdos como este e soluções em Seguros, visite a https://b2ac.com.br/.

Leia também sobre como aproveitar o máximo do seu plano de saúde.

Compartilhe