No artigo de hoje, venho dar uma dica extremamente importante para você. Diga não ao Rol taxativo da ANS! Leia o artigo de hoje que escrevi sobre o tema para entender melhor o que isso muda na sua vida. Confira!

O que é Rol Taxativo?

É atribuído ao Rol da ANS a responsabilidade de garantir e tornar público o direito assistencial de beneficiários dos planos de saúde. Estabelecido na Lei nº 9.656, o rol da ANS estabelece o acompanhamento de doenças, procedimentos considerados indispensáveis ao diagnóstico e o seu tratamento. 

Ele se trata de uma lista de referência básica para cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde (consultas, exames e tratamentos). Em outras palavras, todos os procedimentos médicos que obrigatoriamente devem ser oferecidos de acordo com cada plano de saúde.  

Anteriormente, a atualização do rol se dava em um período a cada dois anos. No entanto, desde 2021 passou a ser recebido e analisado de forma contínua pela equipe técnica da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS.

 

Você sabe o que muda com o rol taxativo?

Com a mudança no dia 8 de junho, os planos de saúde não precisam mais cobrir exames, terapias, cirurgias ou fornecer medicamentos que não estejam na lista da ANS. Ou seja, muitas pessoas que antes tinham tratamentos e consultas asseguradas pelo plano, terão que pagar aditivos para conseguir realizá-las.

A decisão foi contestada pelo STJ posteriormente e o projeto de lei que altera as regras sobre a “cobertura mínima” dos planos de saúde no país deve ser votado pelos senadores ainda neste início de segundo semestre de 2022.

Em defesa da saúde e proteção das pessoas que depositam seu investimento e vida nos seguros é válido lutar pelos direitos e princípios básicos do seu contrato. Aproveito para reforçar que a B2AC Seguros apoia esta causa e está sempre do lado do que é melhor para sua vida e saúde e da sua família.

Compartilhe