A Autossabotagem é o ato de agir contra si mesmo. Ou seja, atrapalhar as próprias tarefas. Pode ser consciente ou inconsciente. A segunda forma é, inclusive, a configuração mais comum. Muitas vezes, as pessoas nem se dão conta de que estão se sabotando. E a psicologia explica esse fenômeno.

Estudos feitos ao longo dos anos por vários especialistas mostraram que a autossabotagem costuma ter origem em traumas vividos durante a infância e a adolescência. De maneira indireta, as experiências se transformam em comportamentos negativos e sentimentos ligados ao fracasso.

Assim, uma crítica feita por um parente próximo, ainda que de modo não intencional, por exemplo, pode provocar perturbações duradouras. Se, quando criança, alguém disse que você era muito tímido, é possível que tenha aceitado aquilo como verdade eterna, sem que, de fato, seja uma característica legítima.

Será que você tem algum destes comportamentos?
  • Receio em dar o próximo passo.
  • Tarefas adiadas com frequência.
  • Medo de assumir novas responsabilidades.
  • Cuidar de sua saúde não é prioridade.
O que fazer para eliminar os sintomas da autossabotagem?

Certamente, anular os sintomas da autossabotagem não é um processo fácil.

O primeiro passo é reconhecer que eles existem e, para isso, o autoconhecimento é fundamental. Se você sente que tem se sabotado, dedique um tempo a si mesmo e reflita sobre os seus propósitos. Uma vez que você é capaz de identificar o que quer, fica mais fácil perceber quais obstáculos estão sendo criados.

Cuidado com a autossabotagem

Cuide de você HOJE, não deixe para a última hora. A prevenção é o melhor sinal de amor próprio. Embora o autoconhecimento seja crucial para anular os sintomas da autossabotagem, nem sempre é fácil praticá-lo sozinho. Sendo assim, contar com ajuda profissional é uma boa alternativa.

A B2AC Seguros procura sempre entender verdadeiramente sua necessidade, direcionando a

fazer sempre as melhores escolhas.

Entre em contato com a B2AC. Ficaremos felizes em cuidar de você!

Compartilhe