Você já ouviu falar em plano de saúde com coparticipação? E sabe o que isso significa e impacta no seu bolso? Entenda tudo o que você precisa saber na nova matéria do nosso blog!

 

Você já ouviu falar em plano de saúde com coparticipação?

A coparticipação do plano de saúde é a modalidade de contratação onde o beneficiário compartilha as despesas com a empresa que trabalha, a qual oferece tal benefício. Para cada serviço realizado, a empresa arca com uma porcentagem e o restante fica a cargo do colaborador. 

Ainda que essa modalidade tenha uma mensalidade fixa, além das consultas ou procedimentos realizados pelo beneficiário, essa modalidade pode valer a pena porque o valor das parcelas acaba sendo mais acessível.

 

Como funciona a modalidade de plano de saúde com a coparticipação?

Ao oferecer o benefício ao seu colaborador, a empresa se dispõe a pagar uma porcentagem dos serviços (consultas, exames, procedimentos médico-hospitalares, entre outros). O acordo estipula uma mensalidade fixa. Para cada serviço utilizado, uma porcentagem deve ser paga tanto pelo beneficiário, quanto pela empresa. Quando esse serviço for utilizado, a porcentagem do valor desse serviço é descontada em folha.

O pagamento do percentual de cada serviço é mensurado em contrato, assim como o prazo de desconto que o funcionário terá de pagar. Vale lembrar que ainda existe um teto máximo que não pode extrapolar o percentual do salário do beneficiário.

Em planos de saúde empresariais, as taxas de coparticipação são pagas pelos beneficiários do plano de saúde, direto na folha de pagamento. Caso o beneficiário tenha dependentes, a cobrança também será efetuada junto ao pagamento do salário.

Nos planos familiares contratados com CNPJ, o titular fica responsável pelo pagamento da coparticipação. Quanto aos planos individuais para pessoas físicas, a cobrança da taxa também é mensal junto e normalmente paga por boleto bancário ou cartão de crédito.

Compartilhe